Patrícia Schulz - Assessoria de Comunicação | Postado em: 07/05 - 19:33
Colaboradores do Rui Barbosa participam de curso sobre Autismo
Com o objetivo de qualificar os professores para atuarem junto de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cerca de 50 professores e colaboradores participaram de um curso sobre autismo.

Com o objetivo de qualificar os professores para atuarem junto de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cerca de 50 professores e colaboradores, do Colégio Luterano Rui Barbosa, participaram, nos dias 29 e 30 de abril, de um curso sobre autismo, ministrado pelo professor Doutor em Educação Especial, Douglas Borella, da Unioeste. Foram dois dias de capacitação em que o docente trouxe informações sobre o funcionamento do cérebro autista, diagnóstico e práticas pedagógicas.

O professor Douglas ressaltou a necessidade do preparo para trabalhar com os mais variados tipos de alunos, pois a inclusão é um movimento mundial. “Destaco a importância da participação colaborativa de todos os envolvidos com o referido aluno com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento e de uma formação continuada e de qualidade”, comenta.

A professora Luana Caroline Schitz Hofstaetter comenta que o curso foi muito importante e significativo. “Este é o primeiro ano que eu tenho contato direto com alunos especiais. Por isso, desde o início do ano estou lendo e estudando sobre as características do espectro. O curso me auxiliou ainda mais para que eu possa observar e perceber as necessidades específicas dos meus alunos e consequentemente, saber a maneira mais assertiva de trabalhar com eles”, opina.

A auxiliar de secretaria, Iara Diesel, argumenta que o curso foi excelente. "Eu tinha bastante receio de me aproximar dos nossos alunos especiais, mas o professor Douglas nos trouxe ferramentas para ajudar na comunicação, isso me ajudou a ter mais segurança no atendimento aos alunos e me deixou bastante motivada a estudar e ler mais sobre o assunto", ressalta.

Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I, Juciane Bazzo Henn, o curso foi de grande valia não só para os professores, mas também aos demais colaboradores da instituição que desenvolvem um papel fundamental quando se fala de escola para todos. “Neste contexto é necessário adquirirmos habilidades que nos ajudem a refletir sobre nossas práticas, pois a inclusão requer mudanças de comportamento. Além disso, a equipe pedagógica e os professores devem estar preparados adequadamente para as mudanças nas práticas pedagógicas de ensino visando contemplar da melhor forma possível os alunos que necessitam de um atendimento especial”, finaliza.