Patrícia Schulz - Assessoria de Comunicação | Postado em: 06/10 - 10:35
ALUNOS DO 2º ANO PRODUZEM CÁPSULAS DO TEMPO
Com o objetivo de refletir sobre a importância da história e de documentar os fatos vividos, os estudantes do 2º Ano, na disciplina de História, confeccionaram uma Cápsula do Tempo.

Com o objetivo de refletir sobre a importância da história e de documentar os fatos vividos, os estudantes do 2º Ano, do Colégio Luterano Rui Barbosa, na disciplina de História, confeccionaram uma Cápsula do Tempo.

Conforme a professora da turma, Lizangela Moraes, o projeto nasceu como uma forma de lembrar e documentar este período da pandemia. “O objetivo é que os alunos reflitam a respeito das mudanças acontecendo em nossas vidas. E consigam extrair aquilo de melhor que este período irá proporcionar”, comenta.

A professora explica que a cápsula do tempo consiste em um conjunto de atividades, realizadas de forma lúdica. “Eles puderam registrar como estão vivendo, como estão as emoções e o que esperam do futuro. É uma forma que encontramos de lembrar no futuro por tudo que passamos e perceber a nossa evolução”, sugere.

Lizangela ressalta a participação dos alunos neste projeto. “Percebi um envolvimento muito bacana dos alunos e famílias nesta atividade. Eles pesquisaram e desenvolveram excelentes trabalhos. Teve aluno que inclusive, foi conhecer o projeto da Cápsula do Tempo de Marechal Cândido Rondon, realizado em 2000 e que será aberto em 2060, quando Rondon completar 100 anos de emancipação política”, informa.

A coordenadora pedagógica, Juciane Bazzo Henn, avalia de maneira bastante positiva este projeto. "Este trabalho além de promover reflexões sobre o momento atual, é mais um meio para ajudar as crianças a lidarem com as suas emoções, buscando um sentido para tudo que estamos vivendo. Os momentos importantes da vida devem ser registrados. Por intermédio da história as próximas gerações podem resgatar o passado, para compreenderem o momento que vivem e conseguirem assim planejar o futuro”, finaliza.