O Colégio Luterano Rui Barbosa novamente inovou e trouxe para os estudantes do Ensino Médio 2021, uma nova grade curricular, baseada na Lei 13.145, de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A partir deste ano, os estudantes estão participando do Novo Ensino Médio e com isso, eles tiveram a oportunidade de escolher disciplinas eletivas.
Conforme a coordenadora pedagógica, Patrícia Quinot Gundt, o Rui Barbosa está sempre trazendo o que há de melhor no processo educacional e por isso, implantou o Novo Ensino Médio já neste ano. “O Novo Ensino Médio entra em vigor a partir do próximo ano, porém, nós entendemos que esta alteração trará muitos benefícios aos nossos estudantes e por isso, por meio de uma parceria com a Escola da Inteligência, nossos alunos já estão tendo a oportunidade de participar”, comenta.
A coordenadora explica que as disciplinas eletivas estão sendo desenvolvidas com o auxílio de uma professora do colégio e que os conteúdos são desenvolvidos de forma on-line, por uma plataforma específica. “Nossa professora faz o acompanhamento semanalmente para verificar como está o estudo de cada aluno”, declara.
Patrícia expõe que neste ano as disciplinas eletivas ofertadas são: Cidadania e Direitos Humanos; Tópicos de Astronomia para curiosos; Educação Financeira; Filosofia e Sociologia para redação; Fotografia digital para iniciantes; Princípios da Gastronomia; Libras – Língua Brasileira de sinais; Fundamentos da cultura Maker; Produção de conteúdo para Redes Sociais.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio é uma proposta que modifica o modelo tradicional de ensino e torna o currículo mais flexível. O Ministério da Educação (MEC) objetiva promover atualizações nos mecanismos que embasam o processo de ensino-aprendizagem, a fim de oferecer uma educação de qualidade, atrelada à realidade dos estudantes atuais, considerando as presentes demandas, tanto com relação ao mercado de trabalho quanto à própria vida em sociedade.