Os professores do Colégio Luterano Rui Barbosa, participaram, no dia 23 de julho, da primeira etapa do processo de formação do programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, implementada na região pela Cooperativa Sicredi Aliança PR/SP.
A formação foi realizada durante o 2º dia do Encontro Pedagógico RB 2021 e foi conduzida pelas assessoras pedagógicas: Patrícia Roesler Simonetti e Andréia Eggers. O gerente de Agência do Sicredi Moacir Dupont participou da abertura e fez a entrega simbólica de uma “pelúcia em formato de abelha”, que é um dos símbolos do Programa.
Durante este primeiro encontro foi apresentado à teoria sobre a metodologia do programa, que inclui expedição investigativa, projetos, comunidade de aprendizado, atores envolvidos e finalização. A formação foi ofertada aos professores de todos os segmentos do Rui Barbosa – Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.
A assessora pedagógica, Patrícia Roesler Simonetti, ressalta que esta iniciativa se configura como elemento potencializador do processo educativo para o desenvolvimento integral dos alunos. “Para chegar ao nosso objetivo, de educar as crianças e adolescentes, o Programa A União Faz A Vida tem dois princípios básicos: cooperação e cidadania”, comenta.
Patrícia enaltece que a cidadania só existe, de fato, quando valores éticos como igualdade e equidade; respeito à diversidade; liberdade e participação na vida pública se fazem presentes na comunidade. “Tudo isso só é possível por meio de parcerias como temos com o Colégio Rui Barbosa que acredita que juntos podemos transformar o mundo por meio da Educação”, expõe.
O coordenador geral do Rui Barbosa, professor Luis Ricardo Ebuchi destaca que o Programa A União faz a vida já é desenvolvido no Rui Barbosa, nos segmentos da Educação e Fundamental I. “Nós somos a 1ª escola rondonense a aderir a este fabuloso programa e agora nos tornamos pioneiros também em trabalhá-lo com todas as nossas turmas e com todos os nossos docentes”, declara.
A União Faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está presente em todas as regiões do país, com mais 2000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.