Nos últimos anos o ensino bilíngue tem se tornado assunto de grande interesse por parte de administradores escolares, educadores e famílias no anseio de tornar o aprendizado da Língua Inglesa mais eficaz e significativo. Estima-se que até 2022 o número de escolas regulares com programas bilíngues irá dobrar, na busca de atender essa demanda.
Para melhor compreender esse tipo de ensino, devemos entender que existem diferenças entre escolas bilíngues, escolas internacionais e escolas com programas bilíngues. As escolas bilíngues oferecem aulas de outras disciplinas, que façam parte de sua grade, em Inglês. As escolas internacionais, seguem os programas de seus países de origem e acontecem no idioma alvo; já as escolas com programas bilíngues (que são maioria), oferecem carga horária do segundo idioma ampliada. O CLIL, comum em escolas regulares na Europa desde a década de 90, é uma das metodologias utilizadas nos programas bilíngues da maior parte das escolas que desejam oferecer um ensino diferenciado de Língua Estrangeira. Nos países que seguem esse método, quase não existem escolas de Inglês, uma vez que os alunos já possuem grande contato com o idioma no ambiente escolar.
A metodologia CLIL, (Content Language Integrated Learning) diferentemente do ensino tradicional gramatical e de repetição de estruturas e vocábulos, leva o aluno a utilizar o idioma por meio dos conteúdos das disciplinas tradicionais, como história, geografia, matemática, educação física e música. No Brasil, esses conteúdos são sistematizados pela BNCC, e os materiais devem levar em conta esse currículo. Dessa maneira, as aulas de inglês contam com diversos ambientes de aprendizagem, materiais, recursos, experiências e assuntos propostos pelas próprias disciplinas.
Uma das grandes vantagens dessa abordagem é o uso do idioma como meio e não como objeto de estudo. Durante as aulas, os alunos revisam e aprendem conteúdos utilizando o inglês como forma de comunicação. A estruturação gramatical, porém, não deixa de ser importante. Em aulas específicas que unem sistematização e comunicação, o aluno desenvolve o raciocínio envolvido no aprendizado do segundo idioma, estruturando as habilidades oral e escrita. Bons programas bilíngues unem comunicação e estruturação do idioma, possibilitando uma aprendizagem mais efetiva e dinâmica desde os primeiros anos da vida escolar.
No Rui Barbosa, os alunos do Ensino Fundamental 1 participam do Programa Bilíngue. São cinco aulas de inglês semanal que oferecem um estudo bastante diferenciado aos nossos estudantes.
Venha nos visitar e conhecer um pouco mais dos nossos projetos.
Mais informações pelo telefone: 3254-2175 ou 98813-9527.