O Colégio Luterano Rui Barbosa ofertou aos pais dos estudantes do 9º Ano, uma live sobre o Novo Ensino Médio, promovida no dia 21 de setembro, pela parceira Plataforma Eleva de Ensino. O momento foi conduzido pela diretora pedagógica do Sistema de Ensino Eleva, Carolina Pavanelli.
A diretora apresentou uma breve explicação sobre o panorama atual do Ensino Médio que traçava diretrizes voltadas apenas as provas do Enem e vestibular. “Este Novo Ensino Médio é uma alternativa para que os alunos não apenas estudem para passar nestas provas, mas que eles adquiram experiências e uma boa bagagem para o futuro profissional e pessoal”, ressalta.
Carolina também apresentou as soluções pedagógicas que o Eleva vai ofertar, enaltecendo que cada escola fará a estruturação de um novo currículo, conforme a demanda dos estudantes. Ela discorreu sobre a divisão do ensino que será dividido em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários formativos que terá uma flexibilização – será nesta etapa que os estudantes poderão optar por quais conteúdos eles desejam aprofundar seus estudos.
Segundo a mãe, Ariete Oswald, ela acredita que a Reforma no Ensino Médio será muito produtiva. "Acreditamos que será muito bom, mas também sabemos que temos um longo caminho pela frente para ajudar e auxiliar nosso filho nesta importante decisão", comenta.
Conforme a coordenadora pedagógica do Fundamental II e Médio do Rui Barbosa, Patrícia Quinot Gundt, a equipe pedagógica do Rui Barbosa vem trabalhando há bastante tempo para que a implementação seja a mais assertiva possível. “É importante lembrar que a implantação do Novo Ensino Médio será gradual, ou seja, os alunos que já iniciaram o Ensino Médio continuarão neste formato. Desta maneira, em 2022, teremos o 1º Ano cursando o Novo Ensino Médio, em 2023 o 1º e o 2º, e em 2024, o 1º, 2º e 3º Ano”, explica.
A coordenadora Patrícia ressalta que o colégio está ofertando todo apoio aos alunos e família. “Nós já tivemos uma primeira conversa com os estudantes e também ofertamos um primeiro teste. Teremos mais duas avaliações para que todos possam decidir pelo caminho mais assertivo. Nós sempre estamos abertos para conversar com nossos alunos e famílias”, reforça.
Segundo o coordenador geral do Rui Barbosa, professor Luís Ebuchi, a implantação do novo Ensino Médio traz grandes desafios. “Nós vemos essa reestruturação da metodologia de ensino como um grande avanço na formação dos nossos jovens, pois a partir desta nova leitura podemos otimizar o rendimento escolar, conforme as aptidões de cada aluno, transformando a forma de construir conhecimento e dando ainda mais sentido a formação escolar”, destaca.
“Para os alunos percebemos que o grande desafio será no aspecto da escolha de qual área do conhecimento seguir, porém neste caso, com o auxílio da escola e família neste processo de amadurecer esse momento de escolha faz com que o aluno cresça e assuma ainda mais protagonismo. Nos aspectos que cercam as famílias percebemos que o grande desafio será no auxílio na formação da identidade e projeção de futuro dos jovens, o que proporcionará ainda mais o estreitamento dos laços familiares na busca desta construção e a manutenção desta identidade mediante essa grande escolha”, finaliza o coordenador.