O membro do Rotary e professor do curso Carlos Erig afirma que a ideia do projeto veio de uma perspectiva de demanda de mercado somada aos fins interdisciplinares do estudo: ``No mercado de Tecnologia da Informação, a demanda é maior que a formação de novos alunos. A ideia do projeto é fazer com que eles desenvolvam habilidades como o raciocínio lógico, e contribuir em outras disciplinas, como por exemplo matemática, estatística e inglês``.
Luís Ebuchi, coordenador geral do Colégio Rui Barbosa, aponta que a escola sempre esteve atenta às questões da área de tecnologia e que a nova parceria o com o Rotary reafirma o compromisso da instituição em capacitar seus alunos e a comunidade em geral: ``O Rui Barbosa sempre teve essa inserção da tecnologia. Falando de programação, é o mercado que mais cresce dentro da área de informática, e está sendo pouco explorado. Então, o profissional que aparece com a mão de obra especializada é logo absorvido pelo mercado. Existe uma demanda muito grande de mercado para uma mão de obra muito pequena``.
O projeto ``Programando seu futuro`` demonstra o compromisso do Rotary Club 25 em desenvolver ações de cunho social. ``Abraçamos a ideia com a intenção de ajudar as pessoas que não tem um poder aquisitivo para fazer um curso dessa importância``, lembra a presidente do clube Aline Marki. ``É o que faz com que a gente tenha certeza mais ainda de que vai dar certo. Temos a contrapartida de nossos alunos, que é uma demanda grande, ao mesmo tempo esse poder ofertado, um serviço social para comunidade, e potencializar a educação e o processo de ensino de outras crianças que, talvez, não acessariam de maneira fácil. É o que nos motiva``, completa Luis.
O curso é gratuito para adolescentes a partir de 13 anos. São 15 vagas ofertadas e os interessados devem procurar a secretaria do Colégio Rui Barbosa.
Mais informações, também, por meio do contato: (45) 3254-2175