Ao iniciarmos um novo ano, renovam-se as promessas de dias melhores, novas conquistas e que o melhor está por vir.
E você, já fez seu plano de ação para 2022, definiu suas metas e objetivos? Seu coração está repleto de otimismo e esperança para esse ano que já se iniciou? Nos seus planos há filhos envolvidos? Se sim, esse texto é para você.
E esse ano letivo, como será? Vamos viver um novo normal?
O planejamento da maioria das escolas é sim para viver um novo formato de educação. Afinal, lá se vão quase dois anos de incertezas, adaptações e angústias que permearam os projetos educacionais das escolas, e assim como toda a sociedade, ela teve que se se reinventar.
Agora estamos aqui, nos preparando para um novo ano, com mais resiliência, mais clareza e consciência que jamais seremos os mesmos, e certos que nossos objetivos e metas também sofreram alterações.
E por falar em planejar o futuro, o que levar em conta ao decidir pela escola do seu filho?
O que é decisivo para você ao efetuar a matrícula de seu filho em determinado colégio?
Sem dúvida, optar pela escola A ou B, não é tarefa fácil, pois é a escola que vai transmitir incontáveis conhecimentos, valores, experiências aos nossos filhos. É na escola que as maiores descobertas acontecerão, é lá também que os valores serão solidificados. Mais do que isso, é nesse espaço, onde se entrelaçam amor e ódio, magia e realidade, que as relações de amizade irão se construir. Ao se deparar com tal situação, as famílias precisam refletir sobre algumas questões que são decisivas para essa escolha.
Tenha clareza de que tipo de educação você quer para seu filho. Visite a escola, conheça a filosofia educacional, a missão, quais os valores que são os pilares desta Instituição. Entenda como acontece a relação professor x Instituição. Quais projetos a escola oferece, além do que já está contemplado no Currículo Básico, pois o processo de aprendizagem vai além da sala de aula. Como a escola aborda as múltiplas Inteligências, e a Inteligência Socioemocional, existem projetos sérios que são desenvolvidos ao longo do ano, independente da série? Essas questões são essenciais, pois fazem parte da formação plena do indivíduo.
Ao efetivar a matrícula, procure estabelecer um elo de confiança entre a família e a escola. Sinta-se seguro, tenha em mente que seu filho estará sendo orientado por uma equipe de profissionais competentes. Não tenha receio de perguntar, questionar, ir até a escola, conversar com a equipe pedagógica, conhecer as pessoas que estarão convivendo com seu filho, afinal eles estão lá para te atender.
Muita coisa para pensar né? Pois posso lhe ajudar nessa decisão! “VEM PRO RUI”! Uma Instituição séria e com longa história na educação deste município e região. Aqui Educação é coisa séria.
E assim concluo com o que nos diz John Dewey: “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.