Com o objetivo de alinhar as práticas pedagógicas para o ano letivo de 2022, O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, promoveu nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico do ano. A programação contou com momentos devocionais, palestras, workshops e reuniões de planejamento e alinhamento.
O devocional de abertura foi conduzido pelo diretor e pastor Cleudimar Robeson Wullf. Utilizando o texto bíblico de Eclesiastes 3.1-8, o reverendo destacou a importância de viver sob a perspectiva divina sabendo que tudo tem seu tempo e que Deus deseja que a vida de todos seja uma vida com Ele.
O presidente da Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa (Aivarb), mantenedora do colégio, André Felipe Rohloff, saudou a todos os colaboradores fazendo um agradecimento. “Nós confiamos na grande competência que a nossa equipe possui, mas também desejamos que todos estejam sempre empenhados em aprender e aprimorar as práticas, pois sabemos que é possível melhorar todos os dias”, enfatiza.
Conforme a professora Alana Pandolfo, o Encontro Pedagógico foi muito motivador. “Todas as palestras foram muito significativas, mas eu destaco o momento que tivemos com a Escola da Inteligência, pois eles ressaltaram a importância de ressignificar o ensino, enaltecendo a aprendizagem ativa. Fomentaram a respeito da necessidade de aproximar o conteúdo ao dia-a-dia do aluno, para que ele tenha prazer em aprender”, expôe.
A professora Claudia Borgmann fala sobre a formação continuada do Programa a União Faz a Vida e destaca a interatividade que a palestra possibilitou. “Todo o encontro foi maravilhoso, porém eu gostaria de pontuar como foi bacana a formação do União Faz a Vida, pois colocamos a ‘mão na massa’ e isso é super vantajoso para a nossa atividade docente, porque possibilita uma conversa interdisciplinar e nos auxilia na elaboração de projetos para o ano letivo”, comenta.
A secretária do educandário, Aline Roberta Kreibich Bieger, ressalta a palestra sobre a Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi proferida pela assessora jurídica da Aivarb, Carolina Kuwer Bundchen. “A palestra explicou como foi implantação da LGPD do Rui Barbosa enaltecendo as boas práticas que são necessárias para que possamos sempre proteger os dados que são confiados a nossa Instituição”, finaliza.