Os alunos dos 6º anos do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon participaram, no dia 23 de setembro, de uma viagem de estudos a Guaíra. Eles visitaram a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a Igrejinha de Pedra, o Museu Sete Quedas e fizeram um passeio de barco pelo Rio Paraná.
Os passeios foram acompanhados pela monitora em área de Parque Nacional, Ana Manel Maravieske. Ela contou um pouco sobre a história e a formação do município de Guaíra, que está ligada com a Cia Matte Laranjeira, que buscou na extração da erva mate, riquezas para construir o município de Guaíra.
Durante o passeio de barco, realizado no Rio Paraná, que é o 3º maior rio do Brasil e 8º maior rio do mundo, os alunos observaram as margens do Parque Nacional de Ilha Grande. Os alunos também conheceram um pouco mais sobre a área de alagamento, sobre as ilhas e as formações de bancos de areia, além de observar uma área de proteção ambiental permanente, que é a Lagoa da Saraiva.
Conforme a professora de História, Luana Pradela, a viagem foi uma experiência incrível.”Esta atividade foi uma importante experiência histórica, que possibilitou maior conhecimento sobre nossa região, além do contato com a cultura Guarani. Os alunos se divertiram muito e foram muito curiosos e atentos aos conhecimentos partilhados”, comenta.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, participou da viagem e avalia de forma bastante positiva esta atividade. “As viagens de estudo oportunizam evidenciar em loco o conteúdo ministrado em sala de aula. Guaíra possui uma história linda e importante para toda nossa região. Foi incrível poder vê-los se encantar com tudo. A alegria e entusiasmo dos alunos em todos os lugares pelos quais passamos foi contagiante”, finaliza.